2023

Sensae

Sensae | Sua essência em cada traço

DESAFIOS

PT O setor de móveis é bastante pulverizado e tem, além das indústrias de planejados, marceneiros e móveis soltos que competem pela mesma categoria. Para alguns consumidores a diferença de qualidade é clara, mas em alguns casos o cliente acaba optando pelo serviço do marceneiro pelo custo reduzido. 

A marca da loja era fortemente associada à franqueadora, que tem um posicionamento mais popular, com móveis com acabamento mais simples. Ao longo dos 17 anos de negócio, o cliente adicionou novos produtos e serviços de perfil mais premium ao portfólio da loja, mas a percepção ficava prejudicada pela associação popular da marca principal.

EN The furniture sector is highly fragmented and includes not only custom furniture industries but also carpenters and loose furniture makers competing in the same category. For some consumers, the difference in quality is clear, but in some cases, the customer ends up opting for the carpenter’s service due to the lower cost. 

The store’s brand was strongly associated with the franchisor, which has a more popular positioning with furniture featuring simpler finishes. Over the course of the 17 years in business, the customer added new premium-profile products and services to the store’s portfolio, but the perception was hindered by the popular association with the main brand.

DESCOBERTAS

PT Após desenvolvimento de pesquisa com os diversos públicos, constatamos que a qualidade do atendimento e da instalação eram pontos fortes e se destacavam, podendo ser comparados ao de produtos premium. 

Sabendo que a sua entrega estava acima do que seus clientes esperavam, a criação de uma marca própria era o único caminho para aumentar o ticket de venda e aproveitar todo o potencial da loja. Para escapar da venda racional era preciso trazer aspectos inspiracionais que refletissem a essência da marca para a comunicação. 

Dessa forma seria possível promover um upgrade no negócio, ajustando a marca à experiência de atendimento e produto que já era oferecida.

EN After conducting research with various target audiences, we found that the quality of service and installation were strong points that stood out and could be compared to premium products. 
Knowing that your delivery exceeded customer expectations, creating a private label was the only way 
to increase sales revenue and leverage the store’s full potential. To move away from rational selling, 
it was necessary to bring inspirational aspects that reflected the brand’s essence in communication. 
By doing so, it would be possible to promote an upgrade in the business by aligning the brand with the existing customer experience and product offering.

SOLUÇÃO

PT O nome Sensae diz respeito à forma acolhedora como o cliente é recebido na loja e às sensações vivenciadas em casa, ao interagir com os projetos da marca. A criação de um neologismo posiciona a marca de maneira diferenciada, tornando-a mais premium.

A combinação inusitada de roxo e verde escuro traz sofisticação para a identidade visual e o símbolo, um S formado por um traço contínuo, faz alusão aos projetos personalizados. A caixa baixa torna a marca mais acessível e aconchegante. O traço como recurso gráfico faz alusão ao acabamento de algo escrito à mão. 

Esse elemento reforça o conceito da tagline “A sua essência em cada traço” onde os projetos são únicos e pensados para cada cliente. Para a identidade verbal buscamos uma comunicação leve e inspiracional elevando a relação dos móveis a algo poético e que reflete a personalidade da família.

EN The name “Sensae” refers to the welcoming way in which customers are received in the store and the sensations experienced at home when interacting with the brand’s projects. The creation of a neologism positions the brand in a differentiated manner, making it more premium. 

The unconventional combination of purple and dark green brings sophistication to the visual identity, and the symbol, an S formed by a continuous line, alludes to personalized projects. The use of lowercase letters makes the brand more accessible and cozy. The line as a graphic element references the handcrafted finish of something written.  

This element reinforces the concept of the tagline “Your essence in every line” where the projects are unique and tailored to each customer. For the verbal identity, we aim for a light and inspirational communication style, elevating the relationship with furniture to something poetic that reflects the family’s personality.

Publicado em 17 de agosto de 2023

Arrow

Apontar para o mesmo lugar e construir o caminho até lá, juntos. Essa é a nossa relação com nossos clientes.

Carlos Tavarnaro.

Diretor Tavarnaro Consultoria Imobiliária

O trabalho de branding ficou irretocável, motivou e engajou nossos colaboradores. A leveza da comunicação foi aprovada pelos clientes antigos e os novos passaram a se identificar mais com o nosso posicionamento.

Luciano Döll.

CEO InbixVentures

A metodologia ofertada para criar a identidade da marca com todas as suas perspectivas permitiu que, além da marca, nós mesmos nos identificássemos como negócio. Sabíamos que não havia chance de erro e que se houvessem ajustes seriam de sintonia fina.

Miguel Sanches Neto.

Reitor UEPG

O fundamental para o projeto de branding era unificar as duas marcas que a instituição utilizava e comunicar um modelo mais moderno de administrar. O processo de desenvolvimento foi longo e precisou de amadurecimento, porém a adesão instantânea à ela mostrou que ele foi muito exitoso.