2024
Oransys
Projeto de branding para a Oransys Inteligência Industrial
Oransys | Inteligência Industrial
PROJETO DE BRANDING
DESAFIOS
PT A Oransys é uma empresa de tecnologia que auxilia indústrias a solucionar desafios complexos de produção e elevar os resultados operacionais através de controles precisos. Suas soluções eliminam os papéis do processo produtivo, trazem rastreabilidade dentro dos processos, precisão nas pesagens e gera insights valiosos para a melhoria dos processos. A marca nos procurou para fazer parte do seu momento de virada, preparando a marca para o crescimento e expansão do negócio.
O cliente trabalhou na estratégia internamente, organizando a plataforma de marca e nos trouxe os caminhos que precisava trilhar com bastante clareza. A marca precisava migrar para o perfil consultivo, deixar de ser um fornecedor e passar a ser um parceiro, se posicionando de maneira estratégica. Era preciso deixar de atuar como serviço e passar a fornecer uma experiência, focando no valor que ela gera para quem interage com ela.
O projeto era uma oportunidade de trazer diferenciação para a marca, inspirar o trabalho do time através do propósito e reforçar o senso de pertencimento e orgulho.
EN Oransys is a technology company that assists industries in solving complex production challenges and enhancing operational outcomes through precise controls. Its solutions eliminate paperwork from the production process, provide traceability within processes, ensure accuracy in weighing, and generate valuable insights for process improvement. The brand approached us to be part of its turning point, preparing the brand for business growth and expansion.
The client worked on the strategy internally, organizing the brand platform and bringing us the paths it needed to follow with great clarity. The brand needed to transition to a consultative profile, moving away from being a supplier and becoming a partner, positioning itself strategically. It was necessary to stop acting as a service and start providing an experience, focusing on the value it generates for those who interact with it.
The project was an opportunity to bring differentiation to the brand, inspire the team’s work through purpose, and reinforce the sense of belonging and pride.
SOLUÇÃO
PT A construção da logo trouxe um desafio de pronúncia, já que havia diferentes interpretações de como a marca era lida – Orânsis e Óransis. Entendemos que criar um acento no Ó seria a solução ideal, assim nos apropriarmos da regra que todas as proparoxítonas são acentuadas e seríamos capazes de criar um elemento gráfico singular. A letra Ó funcionou como ícone, trazendo mais elementos gráficos para dentro da identidade visual da marca e criando uma aplicação de fácil identificação em ícones para aplicativos e avatares em redes sociais, pontos de contato muito importantes no dia a dia da marca.
Trouxemos o elemento do + para o centro da identidade visual. Ele mostra como a produção do cliente é ao lado da Oransys: mais fácil, mais produtiva e mais precisa. A sua empresa conta com mais inteligência industrial ao contratar a marca. Esse elemento, além de fazer parte da marca, funciona como um grafismo quando utilizado gerando uma onda nas fotos, tangibilizando os benefícios que os sistemas trazem para as operações onde atuam. Após análise cromática feita pelo cliente na etapa de estratégia, entendemos que havia uma excelente oportunidade de resgatar a história da marca ao voltar a utilizar o laranja.
A cor, em inglês, deu origem ao nome da empresa e a maioria dos concorrentes atuava na gama de azuis. A nova cor traria diferenciação dentro do setor e uma identidade visual mais enérgica, que era capaz de traduzir o aspecto de solução e agilidade. O contraponto do cinza trouxe a solidez que o sistema oferece para a indústria, trazendo precisão nos controles. O uso do verde neon foi uma necessidade das ações digitais que a Oransys faz e contribuiu para reforçar o aspecto tecnológico que a marca oferece para os clientes. O estilo fotográfico traz a realidade do cliente para a identidade visual da marca usando o ambiente industrial na maioria das peças, como é preciso trazer um aspecto estratégico incluindo também as cenas no escritório, onde são tomadas as decisões de futuro.
A identidade verbal foi desenvolvida pela Oransys e trouxe textos acessíveis, que mostram a capacidade da marca se conectar com o seu cliente, um olhar instigante, mostrando que é possível ir além com uma solução que torna sua indústria mais inteligente. A experiência de mais de 20 anos traz o respaldo para um tom de voz responsável.
EN The construction of the logo brought a pronunciation challenge, as there were different interpretations of how the brand was read (in portuguese) – Orânsis and Óransis. We understood that creating an accent on the Ó would be the ideal solution, thus appropriating the rule that all proparoxytones are accented and we would be able to create a unique graphic element. The letter Ó served as an icon, bringing more graphic elements into the brand’s visual identity and creating an easily identifiable application in icons for applications and avatars on social networks, very important touchpoints in the brand’s daily life.
We brought the + element to the center of the visual identity. It shows how the client’s production is alongside Oransys: easier, more productive, and more precise. Your company benefits from more industrial intelligence by hiring the brand. This element, besides being part of the brand, functions as a graphic element when used, generating a wave in photos, tangibleizing the benefits that the systems bring to the operations where they operate. After a chromatic analysis done by the client in the strategy stage, we understood that there was an excellent opportunity to rescue the brand’s history by returning to using orange.
The color, in English, gave rise to the company’s name, and most competitors operated in the range of blues. The new color would bring differentiation within the sector and a more energetic visual identity, capable of translating the aspect of solution and agility. The contrast of gray brought the solidity that the system offers to the industry, bringing precision in controls. The use of neon green was a necessity for the digital actions that Oransys does and contributed to reinforcing the technological aspect that the brand offers to customers. The photographic style brings the client’s reality to the brand’s visual identity using the industrial environment in most pieces, as it is necessary to bring a strategic aspect including also scenes in the office, where future decisions are made.
The verbal identity was developed by Oransys and brought accessible texts that show the brand’s ability to connect with its customers, an intriguing look, showing that it is possible to go further with a solution that makes your industry smarter. The experience of over 20 years provides support for a responsible tone of voice.
Publicado em 2 de maio de 2024