2025
Branding PinhoPó
Sustentável que só
Branding PinhoPó, sustentável que só
DESAFIOS
Há 50 anos a Pinhopó é especialista em farinha de madeira e, ao longo desse tempo, se tornou essencial para tornar produtos mais leves, competitivos e estáveis.
Recentemente, a empresa passou por um momento importante de sucessão e a expectativa sobre o negócio mudou: conectar a marca com o espírito do tempo, entender as oportunidades do mercado e colocá-la no seu lugar de potência.
CHALLENGES
For 50 years, Pinhopó has specialized in wood flour, and throughout this time, it has become essential to make products lighter, more competitive, and stable.
Recently, the company underwent a significant succession period, and expectations for the business changed: connecting the brand with the spirit of the times, understanding market opportunities, and establishing its place of excellence.
DESCOBERTAS
Ao rodar a metodologia INDEX entendemos que a Pinhopó é peça-chave no processo produtivo de diversos produtos como pneus, painéis de carro e cabos de panela. Apesar de parecer uma commodity, a farinha de madeira é um insumo que torna os produtos dos clientes mais sustentáveis e inteligentes. Para clientes em busca de um futuro desejável, a Pinhopó se torna a ponte entre a indústria e a eficiência da natureza.
Com o propósito “Potência da natureza para negócios mais inteligentes”, fica evidente que não se trata só de ganhos relacionados ao meio ambiente, mas também de viabilidade de negócio.
DISCOVERIES
Through the INDEX methodology, we realized that Pinhopó is a key player in the production process of various products such as tires, car panels, and saucepan handles. Despite seeming like a commodity, wood flour is an input that makes customers’ products more sustainable and intelligent. For customers seeking a desirable future, Pinhopó bridges the gap between industry and nature’s efficiency.
With the purpose “Nature’s Power for Smarter Businesses,” it’s clear that it’s not just about environmental gains, but also business viability.
SOLUÇÃO
Para solucionar todos esses desafios, a Pinhopó precisava de um conjunto de linguagens que fosse inspirador e mostrasse que é possível trazer a inteligência da natureza para dentro dos negócios – e que isso pode mudar o jogo.
Pensando nisso, nos apropriamos do conceito de transformação da borboleta, somado a formas mais angulares, que reforçam a estabilidade que a farinha de madeira garante ao processo industrial. As cores trazem aspectos dinâmicos da natureza, mostrando que a marca tem força diante dos desafios da bioeconomia, se posicionando como solucionadora neste cenário.
A tipografia caixa baixa aproxima a marca dos clientes, torna-a acessível, pronta para cocriar com diversos atores desse ecossistema de inovação. O recurso da retícula faz uma alusão a importância das pequenas partículas de madeira na composição de cada produto, esse orgulho se transforma em grafismo e quando usado em conjunto com as formas proprietárias da marca ganha ainda mais força.
A simplicidade na comunicação é reforçada pela tagline “Sustentável que só”, que provoca o cliente a repensar seus produtos com uma linguagem mais moderna, leve e conectada com o futuro. A identidade verbal da Pinhopó se sustenta em três pilares, que também definem a sua personalidade: consciente, contemporânea e confiante, para conseguir mudar o futuro do mundo produto a produto. Falamos sobre grandes mudanças de um jeito acessível. Tornamos esse assunto simples, porque dominamos ele há mais de cinco décadas.
SOLUTION
To address all these challenges, Pinhopó needed an inspiring set of languages that would show it’s possible to bring nature’s intelligence into businesses – and that this can be a game-changer.
With this in mind, we adopted the butterfly transformation concept, combined with more angular shapes, which reinforce the stability that wood flour ensures in the industrial process. The colors bring dynamic aspects of nature, showing that the brand is strong in the face of bioeconomy challenges, positioning itself as a problem solver in this scenario.
The lowercase typography brings the brand closer to customers, makes it accessible, ready to co-create with various players in this innovation ecosystem. The halftone resource alludes to the importance of small wood particles in the composition of each product; this pride turns into graphics and gains even more strength when used in conjunction with the brand’s proprietary shapes.
The simplicity in communication is reinforced by the tagline “As sustainable as it gets,” which provokes the customer to rethink their products with a more modern, light, and future-connected language. Pinhopó’s verbal identity is based on three pillars, which also define its personality: conscious, contemporary, and confident, to change the future of the world product by product. We talk about big changes in an accessible way. We make this subject simple because we’ve mastered it for over five decades.
Ficha técnica
Flávia Barros | Estratégia
Rafael Zem | Diretor de Criação
Criatexto | Identidade Verbal
Gabriella Fernandes | Pesquisa
Amanda Lauer | Designer
Lívia Gurgel | Designer
Publicado em 24 de março de 2025