2023

João Paulo Nascimento Advogados

Saber jurídico, visão de negócio

PT Em um país burocrático como o Brasil, o direito acaba se tornando inimigo dos empresários que querem “fazer acontecer”. Normalmente os escritórios de advocacia são conhecidos por dificultarem ainda mais os processos e complicarem a linguagem para então oferecer a solução. 
O maior desafio do reposicionamento da marca era transmitir ao mercado que um escritório de direito pode pensar diferente. O olhar para o direito é estruturado de forma simples, para que seja acessível e que as empresas possam se movimentar e prosperar na velocidade em que gostariam.
EN In a bureaucratic country like Brazil, the law often becomes an adversary for entrepreneurs who want to “make things happen.” Law firms are typically known for further complicating processes and using complex language before providing a solution. 
The biggest challenge in repositioning the brand was to convey to the market that a law firm can think differently. The approach to the law is structured in a simple way, making it accessible so that businesses can navigate and thrive at the speed they desire.
PT Após conversas em profundidade com os diversos públicos do João Paulo Nascimento Advogados, percebemos que os principais atributos associados à marca são o direito preventivo orientado à execução, promovendo segurança para os clientes. 
 
O escritório de advocacia que se coloca ao lado do empresariado. Pensa diferente e conhece a urgência do mercado, busca alternativas para os negócios acontecerem de forma segura, por isso é conhecido como os “advogados do sim”.
EN After in-depth conversations with various audiences of João Paulo Nascimento Advogados, we’ve realized that the key attributes associated with the brand are preventive law oriented towards execution, providing security for clients. 
 
It’s a law firm that stands by the business community, thinks differently, understands the urgency of the market, and seeks alternatives for businesses to happen securely. That’s why it’s known as the “advocates of yes.”

SOLUÇÃO

PT Não basta ser diferente, é preciso parecer diferente. Por isso, desenvolvemos uma identidade visual provocativa para o setor, que aproxima o escritório do mercado corporativo e afasta da tradição do direito. 
 
A tipografia sem serifa em caixa baixa usada na construção da marca é incomum para o setor, que é bastante tradicional. O uso de uma tipografia auxiliar com serifa balanceia o projeto gráfico e gera tranquilidade para os novos clientes, que buscam um respaldo de capacidade técnica. 
 
O conhecimento é transmitido através do cinza chumbo e o laranja vibrante surpreende e confirma a postura ativa na solução de problemas. O uso de grafismos com gradientes reforça que o serviço é rápido, fácil e desenrolado. 
 
A identidade verbal traz uma linguagem casual e descomplicada, com isso reforça sua postura solucionadora. Em um setor com uma postura comumente arrogante, o escritório se coloca ao lado do empresário, de forma amigável e simplifica a linguagem para fugir do discurso clássico e prolixo. 
 
A mudança de posicionamento interferiu também na forma como a entrega dos serviços é feita aos clientes — mais direta — e no investimento em um dress code mais casual, condizente com o olhar para os negócios.
EN It’s not enough to be different; you need to appear different. Therefore, we’ve developed a provocative visual identity for the sector that brings the firm closer to the corporate market and distances it from traditional legal norms. 
 
The sans-serif lowercase typography used in building the brand is uncommon for the sector, which is typically quite traditional. The use of a serif auxiliary typeface balances the graphic design and instills confidence in new clients seeking technical expertise. 
 
Knowledge is conveyed through charcoal gray, and the vibrant orange surprises and confirms an active stance in problem-solving. The use of gradients in graphics reinforces that the service is quick, easy, and streamlined. 
 
The verbal identity adopts a casual and straightforward language, reinforcing its problem-solving stance. In a sector often characterized by arrogance, the firm aligns itself with entrepreneurs in a friendly manner and simplifies language to avoid the classic and verbose discourse. 
 
The shift in positioning also affects how services are delivered to clients—more direct—and involves an investment in a more casual dress code, in line with the business-oriented perspective.
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Publicado em 27 de novembro de 2023

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Apontar para o mesmo lugar e construir o caminho até lá, juntos. Essa é a nossa relação com nossos clientes.

Carlos Tavarnaro.

Diretor Tavarnaro Consultoria Imobiliária

O trabalho de branding ficou irretocável, motivou e engajou nossos colaboradores. A leveza da comunicação foi aprovada pelos clientes antigos e os novos passaram a se identificar mais com o nosso posicionamento.

Luciano Döll.

CEO InbixVentures

A metodologia ofertada para criar a identidade da marca com todas as suas perspectivas permitiu que, além da marca, nós mesmos nos identificássemos como negócio. Sabíamos que não havia chance de erro e que se houvessem ajustes seriam de sintonia fina.

Miguel Sanches Neto.

Reitor UEPG

O fundamental para o projeto de branding era unificar as duas marcas que a instituição utilizava e comunicar um modelo mais moderno de administrar. O processo de desenvolvimento foi longo e precisou de amadurecimento, porém a adesão instantânea à ela mostrou que ele foi muito exitoso.