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COMO A JORNADA DO CLIENTE PODE TE AJUDAR A VENDER MAIS

COMO A JORNADA DO CLIENTE PODE TE AJUDAR A VENDER MAIS

COMO A JORNADA DO CLIENTE PODE TE AJUDAR A VENDER MAIS

A jornada do cliente é um importante processo que há muitos anos já serve como base para a elaboração das estratégias de marketing.

Na atual era da internet, em que o marketing digital possui forte atuação, a jornada do cliente ainda possui bastante relevância, principalmente pelo fato de que os públicos e nichos de mercado estão cada vez mais segmentados.

Entre os especialistas em marketing digital, é aceito que o processo da jornada do cliente é dividida em três etapas distintas. São elas: a descoberta, a consideração e, por último, a decisão.

Com base nessas três etapas, é possível aplicar as técnicas de planejamento de marketing digital com o intuito de obter os resultados satisfatórios.

O marketing digital e a jornada do cliente

Na primeira etapa, que corresponde à fase da descoberta, o consumidor em potencial ainda não reconhece que possui o problema ou a necessidade de consumo. Esse é o momento de proporcionar para ele conteúdos iniciais que sejam atrativos e que despertem o interesse dele. Nesse aspecto entram as ferramentas como os blogs, os vídeos e todo o aparato digital que tenha por intuito chamar a atenção do consumidor. Além disso, para atrair o consumidor para um blog ou site, é possível contar com as famosas técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que permitem que o cliente localize o seu blog com mais facilidade e rapidez. Vale lembrar também que, durante a etapa da descoberta, um blog com layout atrativo e de fácil navegação mantém o consumidor interessado por mais tempo.

A fase da consideração é aquela em que o consumidor já detectou o problema dele e possui em sua mente as possíveis alternativas para encontrar a solução. Na fase da consideração, ele vai efetuar as buscas mais específicas e com os propósitos bem mais definidos. É então momento de direcionar a tomada de decisão e criar urgências. Nesse caso, a utilização de uma landing page (Página por onde o visitante entra em seu site.) é uma boa opção.

A última etapa, que é a fase de decisão, é aquela em que o consumidor já filtrou as suas opções. Nessa etapa o ideal é fazer um acompanhamento pós-venda se mantendo em contato com o cliente. Esse processo de acompanhamento é chamado de nutrição de clientes e é essencial para fidelizar o consumidor.

Para você obter melhores resultados durante a jornada do cliente, entre em contato conosco. Iremos te ajudar a garantir um foco mais preciso nas suas metas de aproximação do cliente.

Autor do artigo: Denis Fontes

Porto Bureau
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